Quarta, 15 08 2018
 Formação Avançada
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    Oferecemos um vasto leque temático de formações avançadas e workshops teórico-práticos vocacionados para estudantes de nível superior, professores, investigadores e técnicos.

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A prática da PCR (Polymerase Chain Reaction)

Enquadramento e objetivos

O curso tem como objetivo possibilitar uma abordagem prática e abrangente do método PCR, envolvendo um contacto direto com todos os passos de execução e a interpretação dos resultados. Pretende‐se que sejam adquiridas competências para seleção dos reagentes, preparação de soluções, programação do termociclador, eletroforese e análise de imagem, análise dos resultados e aperfeiçoamento dos protocolos, conhecimen­to das precauções a tomar com respeito a princípios de contenção de contaminantes e gestão dos reagentes.

Programa
O curso realiza-se em laboratório em regime intensivo, consistindo em 6 sessões de 4 horas, durante as quais serão abordados os temas seguintes:
• Importância da estabilidade da ligação dos primers às sequências do DNA
• Diferentes pares de primers
• Limites de deteção
• Especificidade da amplificação
• Inibidores
• Uso de diferentes polimerases

Apesar da tónica sobre os aspetos práticos, incluem-se também exposições sobre diversos aspetos teóricos e sobre as aplicações da PCR.

Destinatários
O curso tem como principais destinatários estudantes universitários, com diferentes níveis de graduação, da área das ciências biológicas bem como profissionais com interesse nas áreas de análises clínicas, clínica forense, genética, indústria alimentar, monitorização ambiental, entre outras.

Horário: 10h-18.00h
Local: Lisboa

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Aquacultura e Nutrição em Aquacultura

Enquadramento e Objetivos

O setor da aquacultura tem adquirido cada vez mais, como alternativa económica e ecologicamente viável, um papel fundamental na produção de proteína mundial, já que o crescimento populacional não demonstra abrandamento. As técnicas de aquacultura, nutrição e alimentação (o principal custo de produção e que influencia a rentabilidade) permitem explorar diversas oportunidades de negócio nesta área, como resposta à demanda de proteína.
O objetivo do curso é fornecer ferramentas que permitam identificar os sistemas de produção aquícola e as espécies cultivadas, interpretar e implementar projetos de aquacultura, de nutrição, bem como identificar oportunidades de negócio e trabalho no setor, assim como tomar conhecimento dos estudos que visam a otimização da produção de rações e alimento vivo, com finalidade de produzir rações/alimento vivo equilibrados nutricionalmente e ao menor custo possível, a fim de produzir alimentos que correspondam às exigências nutricionais e toxicológicas de autoridades competentes e consumidores..

Programa
História da aquacultura
Princípios gerais em aquacultura
Aquacultura no mundo e em Portugal
Sistemas de cultivo
Impactos ambientais
Licenciamento ambiental
Aquariologia
Padrões de crescimento
Ecologia alimentar
Produção de alimentos para espécies de Aquacultura e suas características
Boas práticas no maneio e alimentação de espécies
Produção em Aquacultura Biológica
Saída de campo (no 4º dia)
Avaliação (no 5º dia)

Destinatários

A aquacultura como atividade pluridisciplinar, exige e destina-se a investigadores e técnicos de diferentes formações (biólogos, engenheiros, economistas, químicos, veterinários, geólogos), assim como estudantes, professores e profissionais que pretendam aprofundar ou efetuar uma reciclagem de conhecimentos, bem como a quem se encontra envolvido na implementação ou gestão de um sistema de aquacultura, assim como na nutrição das espécies envolvidas.

Horário: 9h-14h
Local: Tec Labs, Campus da FCUL, Campo Grande, Lisboa

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Comunicar Ciência

Enquadramento e Objetivos

Muitos pensam que a Ciência é um mundo complexo que só alguns especialistas entendem e que tem pouco interesse público. A grande causa deste preconceito é o facto de nem sempre os cientistas e investigadores conseguirem transmitir a importância do que estão a estudar ou em que estão a trabalhar. Para que estes dois mundos se aproximem, é necessário entender como funcionam os meios de comunicação, o que lhes interessa e como falar de um tema técnico mantendo o rigor e o conteúdo.
A formação explica como funcionam os diferentes meios de comunicação, quais as informações que escolhem divulgar e a melhor forma de fazê-lo.
Simplificar é uma palavra-chave em qualquer comunicação... Até nas áreas mais especializadas!.

Programa
Comunicar Ciência
Os esforços da equipa de investigação
O que é considerado notícia?
O que a torna apelativa?
Funcionamento das redações
Os diferentes meios de comunicação: jornais, rádios, internet, televisões
Divulgar a investigação
A conferência de imprensa
A visita
Os assessores de imprensa
press-release
“Sempre” e “Nunca” em jornalismo

Destinatários
O curso destina-se a investigadores, professores, estudantes, divulgadores de ciência, monitores e a todos os interessados em perceber como comunicar, como funcionam e como se chega aos órgãos de comunicação.

Horário: 10.00h-17.00h
Local: Edifício Tec Labs, Campus da FCUL, Campo Grande, Lisboa

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Design Experimental: planear experiências científicas válidas

Enquadramento e Objetivos
O objetivo deste curso é dotar os formandos de competências que lhes permitam desenvolver um estilo eficaz de delineamento experimental, de acordo com as exigências do método científico.

Programa
O curso abordará os seguintes tópicos:
• Como criar um design experimental
• Desenvolver experiências científicas
• Compreender e criticar experiências científicas
• Escolher e desenvolver análises de dados (design fatorial)
• Analisar resultados experimentais
• Comunicar efetivamente resultados científicos
• Sumariar e comunicar resultados

Destinatários
Esta formação destina-se a não estatísticos que pretendam aprofundar conhecimentos nos métodos e técnicas de investigação científicos. Estudantes, investigadores, académicos, analistas, engenheiros, colaboradores de entidades envolvidas em gestão ambiental e a todos os que pretendam adquirir competências na área do desenvolvimento de designs experimentais.

Horário: 10.00h-18.00h
Local: ICAT-FCUL, Campo Grande, Lisboa

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Educação Ambiental em Meio Marinho

Enquadramento e objetivos

A Educação Ambiental (EA) é um processo de educação não formal que permite criar e aperfeiçoar sistemas de códigos que orientem a nossa relação com o meio natural, bem como compreender e procurar novos padrões com base na relação sustentável da sociedade com os ecossistemas que ocupam. O meio marinho, em particular as suas espécies e habitats permitem trabalhar uma série de casos paradigmáticos nesta temática. Assim, os objetivos desta formação são estabelecer o contacto direto com conceitos e exemplos práticos de EA no meio marinho de forma a compreender as potencialidades dos ecossistemas abordados enquanto recursos pedagógicos, fazendo ainda a distinção do conceito de divulgação científica.

Programa
O conteúdo deste curso seguirá os módulos:
I - Conceitos Gerais de Educação Ambiental
    • Definição de EA
    • Definição de divulgação científica
    • Educação ambiental vs divulgação científica
    • Princípios metodológicos da EA
II - O Meio Marinho como Recurso Pedagógico
    • Casos de estudo de EA no meio marinho
    • Técnicas e atividades
    • O ecossistema intertidal
    • Os cetáceos
III - Visita técnica para aplicação de metodologias lecionadas
IV - Atividade teórico-prática em sala

Destinatários
Estudantes universitários (1º e 2º ciclos), professores da área das ciências naturais, biólogos e técnicos ambientais, jovens empreendedores na área ambiental.

Horário: 09.00h-17.00h
Local: ICAT-FCUL

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Educação Ambiental em Meio Terrestre

Enquadramento e Objetivos
Pretende-se com esta formação facultar as ferramentas necessárias à prática da Educação Ambiental em meio terrestre. Os principais objetivos prendem-se com a aquisição de conhecimentos, de técnicas e de recursos necessários às atividades de EA, em ambientes tão diversos como florestas, matas, charcos, relvados e tantos outros. Irão ser colocados à disposição conhecimentos que permitem a descoberta, a compreensão e a intervenção no ambiente natural.

Programa
I - Meio Terrestre em Portugal
    • A Biodiversidade
    • Os Ecossistemas e Habitats
    • A Floresta em Portugal
    • Recursos naturais vs Conflitos
    • Mudanças Climáticas e Aquecimento Global
II - Restauro de Ecossistemas em MT
    • Ecologia Urbana
    • Conservação do Espaço Natural
    • Cenários de Conservação
    • Reabilitação de Ecossistemas
III - Ecoturismo e Atividades
    • Percursos interpretativos
    • Leitura da Paisagem
    • Herbários
    • Educação Ambiental pelos sentidos
    • Técnicas de campo

Durante a tarde do segundo dia será realizada uma saída técnica à Quinta das Conchas (Lumiar) para delineamento de uma atividade prática e aplicação das técnicas lecionadas.

Destinatários
A formação é dirigida sobretudo a monitores e professores da área das ciências naturais, estudantes, licenciados e público em geral.

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Escrita Científica com LATEX

Enquadramento e Objetivos

O curso tem como objetivo dotar os formandos com os conhecimentos básicos necessários à utilização do software de escrita científica Latex.
Consideram-se como pré-requisitos o domínio dos conceitos e práticas relacionadas com a utilização de computadores e do ambiente Windows.

Programa

  • 1. O que é o Latex? Para que serve? Quais as vantagens?
    2. Instalação do Latex e ficheiros associados;
    3. Organização geral de um documento;
    4. Estilos, divisões e estrutura do texto;
    5. O modo matemático;
    6. Figuras, tabelas, rodapés, cabeçalhos;
    7. Apresentações em Latex
  •  
  • Metodologias:
    O curso desenvolver-se-á com a apresentação das temáticas que se pretendem ver desenvolvidas pelos formandos, caracterizando-se por uma grande componente de trabalho autónomo. Cada formando deverá trazer o seu computador para realizar as atividades lecionadas.. 
  •  

Destinatários
Estudantes, professores e público em geral, que necessitem, em determinada altura, de escrever texto científico: dissertações, teses, monografias, artigos, exames, folhas de exercícios, entre outros.

Horário: 10h-13h | 14h-19h
Local: Edifício Tec Labs | Campo Grande, Lisboa

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Escrita de Artigos Científicos e Posters

Enquadramento e Objetivos

comunicação científica, através da elaboração de artigos e posters, é uma componente da investigação extremamente importante e frequente. Como elementos de avaliação e classificação do mérito dos investigadores e das unidades de investigação, devem ser devidamente preparados e elaborados.

O curso abordará técnicas de escrita científica, que podem tornar mais acessível e eficaz a elaboração de artigos, posters e outros meios de comunicação científica.

Programa
1. Técnicas de escrita científica para elaboração e revisão de:
    Artigos científicos
    Posters
    Teses
    Outros
2. Curso a decorrer com a análise de casos práticos pelos participantes.  

Destinatários
Investigadores, estudantes e a toda a comunidade científica que pretenda aprender e aperfeiçoar as técnicas de comunicação escrita e produção de artigos científicos, posters e outras formas de divulgação científica.

Horário (13 e 14 de abril): 10h - 13h | 14h - 18h

Horário (15 de abril): 17:30h - 18:30h

Local: ICAT (tec Labs) FCUL, Campo Grande, Lisboa

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Estatística com o SPSS

Enquadramento e Objetivos

A formação tem como objetivo dotar os formandos com os conhecimentos básicos necessários à utilização do software SPSS para a obtenção de resultados estatísticos práticos. O software adequa-se na perfeição á análise de dados, principalmente, das ciências sociais e económicas sendo uma ferramenta extremamente útil para estudantes, professores, investigadores e profissionais.

Programa

  • Conceitos básicos de Estatística
    Introdução ao SPSS
    Estatística descritiva
    Testes de hipóteses
    Regressão linear

    O curso desenvolver-se-á com a apresentação das temáticas que se pretendem ver desenvolvidas pelos formandos, caracterizando-se por uma grande componente de trabalho autónomo.
  •  

Destinatários

O curso não pressupõe contacto prévio com o SPSS e destina‐se a profissionais, investigadores, professores ou estudantes, que necessitem de obter resultados estatísticos práticos.
Conhecimentos básicos de estatística serão uma mais valia para a compreensão dos resultados e metodologias.  

Horário: 10h-19h
Local: Edifício Tec Labs | Campus da FCUL | Campo Grande, Lisboa

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Estatística Multivariada com o SPSS

Enquadramento e Objetivos

A formação tem como objetivo dotar os formandos com os conhecimentos avançados necessários à utilização do SPSS para a obtenção de resultados estatísticos práticos com várias variáveis.
Consideram-se como pré-requisitos o domínio dos conceitos e práticas relacionadas com a análise estatística univariada..

Programa

  • 1. Introdução à estatística multivariada
    2. A distribuição Normal multivariada
    3. Regressão linear simples e múltipla
    4. Análise factorial
    5. Análise de componentes principais
    6. Análise de clusters

  • Metodologias:
    O curso desenvolver-se-á com a apresentação das temáticas que se pretendem ver desenvolvidas pelos formandos, caracterizando-se por uma grande componente de trabalho autónomo. Cada formando deverá trazer o seu computador para realizar as atividades lecionadas.
  •  

Destinatários
Estudantes, professores e público em geral, que necessitem, em determinada altura, de obter resultados estatísticos práticos.

Horário: 10h-13h | 14h-19h
Local: ICAT - FCUL | Tec Labs | Campo Grande, Lisboa

Nº mínimo de participantes ‐ 5

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Fotografia Científica e Natural

Enquadramento e Objetivos

Com este curso pretende dar‐se, aos interessados, as ferramentas básicas para fazer as imagens necessárias para complementar trabalhos científicos e relacionados com a natureza.
Os participantes deverão terminar com noções claras das opções e limitações deste tipo de fotografia e com muita vontade de continuar a fotografar!

Programa
• Breve introdução teórica à Fotografia Digital
‐ Luz e Cor
‐ Sensor Digital vs Película
‐ Medição de luz
‐ Composição
‐ Histograma
‐ Metadados
‐ Ficheiros de Imagem
  ‐ Tipos de Ficheiros
  ‐ Organização e Armazenamento
  ‐ Edição (breve referência)
  ‐ Impressão (breve referência)
• Teórico‐Prática 1: Fotografia em Laboratório
‐ Composição
‐ Iluminação
‐ Balanço de Brancos
‐ Macro (conceitos básicos)
• Teórico‐Prática 2: Fotografia de Natureza
‐ Composição
‐ Luz e Sombra como ferramentas
‐ Opções para melhorar resultados.

É recomendável que os participantes possuam já noções e técnicas elementares de Fotografia, como abertura de diafragma, velocidade de obturação, exposição, ..., para, sobre essas, se avançar para opções mais avançadas.
 

Destinatários
Todas as pessoas interessadas em ampliar conhecimentos sobre fotografia em geral e de natureza e científica em particular.
Particularmente vocacionado para quem já consiga produzir fotografias "aceitáveis", mas sinta necessidade de melhorar os resultados para publicação em trabalhos ou simples divulgação.
Uma fotografia torna‐se, muitas vezes, icónica pelo que representa. Mas vamos torná‐la também esteticamente interessante!

Nº mínimo de participantes ‐ 6
Nº máximo de participantes ‐ 12

Horário: 10.00h-18.00h
Local: ICAT-FCUL, Campo Grande, Lisboa

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Ilustração Científica

Enquadramento e Objetivos

A ilustração científica é uma componente, a par com a oralidade e o texto, do discurso e divulgação científica, em suma, da Comunicação Científica. Expressa-se através de conteúdos gráficos e de desenho, com cada vez maior expressão e aceitação no panorama científico, cultural e artístico.

O curso pretende treinar os formandos na criação de imagens capazes de veicular de modo claro e cientificamente rigoroso conhecimentos e informações de caráter científico e com preocupação estética. Apresentar-se-ão regras, princípios, métodos e técnicas básicas de desenho, adaptadas à ilustração científica..

Programa

1. Módulo de fundamentação e suporte técnico
  · Introdução à ilustração científica: história e metodologias
  · Introdução à Teoria da Cor
  · Introdução à técnica de aerografia e do lápis de cor
 
2. Módulo de treino e execução da arte-final
  · Exercícios de acomodação às técnicas de desenho/pintura
  · Execução de uma ilustração científica em técnica mista (aerografia e lápis de cor);
      · Modelo: seres marinhos (espécie/tema à escolha do participante)
 

Destinatários
Todos os interessados em aprender técnicas gráficas adequadas a este modelo de comunicação científica, cultural e artística, estão habilitados a frequenter o curso. De notar que não é necessária formação científica ou artística de base.

Horário: 10 - 13h | 14:30 - 19:30h
Local: ICAT (tec Labs) FCUL, Campo Grande, Lisboa

Nº mínimo de participantes ‐ 8
Nº máximo de participantes - 16

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Introdução à Gemologia

Enquadramento e Objetivos

Este curso pretende promover a aproximação à gemologia. O principal objetivo é identificar as qualidades que tornam os minerais desejados e de valor como objetos de adorno pessoal ou decorativos, e introduzir os participantes nas características das principais variedades gemológicas de importantes minerais.
O mercado de gemas está inundado de gemas modificadas por diversos tipos de tratamento, bem como de materiais artificiais. Na maioria dos casos, a real natureza destas pedras não é informada ao consumidor, o que leva a uma comercialização enganosa que é preciso combater. A transparência comercial passa por acompanhar a compra da gema com um certificado de garantia que inclua a descrição de sua natureza e característica. A gemologia, disciplina derivada da mineralogia, ainda carece de desenvolvimento e esforços deverão ser feitos para que evolua no sentido de se efetivar como uma ciência com aplicação direta em joalharia, à semelhança com outros países.

Programa

  • Gemologia
    Tipos de substâncias gemológicas
    Conceito de gema
    Principais propriedades físicas e óticas
    Importância da lapidação 
    Diamante
    Rubi e Safira
    Esmeralda e outros berilos
    Granada
    Turmalina
    Crisoberilo
    Espinela
    Topázio
    Quartzo
    Opala  
  •  

Destinatários
O curso está especialmente pensado para professores e estudantes universitários de Ciências da Terra, interessados de outras áreas, e ao público em geral, que pretendam adquirir conhecimentos nesta fascinante temática da gemologia, embora seja conveniente que possuam algumas bases em mineralogia.

Horário: 10.00h-19.00h
Local: Edifício Tec Labs | Campo Grande, Lisboa

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Introdução à Programação em R

Enquadramento e Objetivos

O software R é amplamente utilizado em análise de dados e estatistica a nível mundial, apresentado como principais vantagens a versatilidade, inovação, atualização constante à custa de packages adicionais, assim como o facto de ser open source e portanto gratuito. Pode ser utilizado desde a fase da exploração dos dados até à realização de análises complexas e preparação de figuras com qualidade para publicação em artigos científicos.
Pretendemos introduzir os formandos ao ambiente R, à custa de uma abordagem prática, dotando‐os da capacidade de realizarem análises exploratórias de dados, criação de gráficos e realização de análises estatísticas simples.

Programa

  • 1. Introdução ao ambiente R [1 Hora]
    1.1. Comandos básicos em R
    1.2. Funções úteis em R
    2. Aritmética e objetos [2 Horas]
    2.1. Aritmética com o R
    2.2. Objectos: vetores, matrizes, fatotes, listas, data-frames e séries temporais
    2.3. Funções aplicadas a objetos
    2.4. Operações com objectos
    2.5. Indexação
    3. Importação e exportação de dados [1 Hora]
    3.1. Importação
    3.2 Manipulação de dados
    3.3. Exportação
    4. Estruturas de controlo [1 Hora]
    4.1. Estruturas de controlo condicionais
    4.2. Estruturas de controlo iterativas
    5. Escrita de funções [1 Hora]
    5.1. Definição de funções
    5.2. Funções vetoriais
    6. Gráficos [1 Hora]
    6.1. Gráficos univariados
    6.2. Gráficos de superficies
    6.3. Exemplos de gráficos
    6.4. Exportação de gráficos
    6.5. Gráficos de funções
    7. Dúvidas, esclarecimentos e discussão de problemas [1 Hora]
    7.1. Dúvidas, esclarecimentos e discussão de problemas apresentados pelos formandos
  •  
  • Metodologias: O curso desenvolver-se-á com a apresentação das temá-ticas que se pretendem ver desenvolvidas pelos forman-dos, caracterizando-se por uma grande componente de trabalho autónomo. Cada formando deverá trazer o seu computador para realizar as atividades lecionadas. 
  •  

Destinatários
O curso não pressupõe um contacto prévio com o R e destina‐se a quadros de empresas, investigadores ou estudantes que tenham na análise de dados uma parte importante da sua atividade, e que pretendam contactar com uma ferramenta que lhes poderá revolucionar o método de trabalho e aumentar a sua produtividade.

Horário: 9.30h-18.30h
Local: Edifício Tec Labs | Campo Grande, Lisboa

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Ocean MatLab & SIG

Enquadramento e Objetivos
A natureza complexa, e muitas vezes extensa, dos dados oceanográficos torna a sua gestão, análise e interpretação impraticável através das ferramentas mais comuns de gestão de dados. No sentido de otimizar a utilização de dados oceanográficos surge, assim, a necessidade de recorrer a ferramentas robustas que permitam uma fácil manipulação de extensas séries espácio‐temporais de dados. A utilização complementar dos softwares Matlab e ArcGIS apresenta‐se como a solução mais adequada para o tratamento de dados oceanográficos, bem como para quaisquer dados de natureza espácio‐temporal.
Ocean Mat&Sig tem por objetivo iniciar a manipulação, edição, análise e visualização de dados de natureza oceanográfica através de ferramentas potentes de computação técnica (MATLAB) e de Informação Espacial (ArcGIS).

Programa
1º Módulo
• Introdução à utilização do software MATLAB
• Importação de dados externos para MATLAB
• Análise e edição de dados vetoriais e matriciais
• Visualização e representação gráfica de dados

2º Módulo
• Introdução à utilização do software ArcGIS
• Importação de dados editados em MATLAB
• Análise espacial de dados
• Apresentação de resultados

Destinatários
Académicos e profissionais que pretendam adquirir conhecimentos a nível de utilizador dos softwares MATLAB e ArcGIS. Este curso é particularmente direcionado para a gestão de dados de natureza oceanográfica, no entanto poderá ser assistido por qualquer pessoa com interesse na manipulação, edição, análise e visualização de dados de natureza espácio-temporal.

Horário: 10.00h-18.00h
Local: LTI CIVMAT - IST, Campus Alameda, Lisboa

Nº mínimo de participantes ‐ 10

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Project Management for Researchers

Course language: English

General purpose

  • To provide the tools that will enable you to define and ensure the needed consistency between the objectives and the research plan;
  • To anchor you to the methods, tools and the need for suitable management responses in a dynamic and challenging research environment;
  • To ensure that you will be able to successfully organise an ambitious, yet realistic, research project. From the initial idea to a successful conclusion, on time and on budget;
  • To give you the self-evaluation tools that will be needed for successful project management at any stage of your career;
  • To clarify the importance of good project management in research and inspire you to strive for a lifelong development of your skills as a researcher with project management roles.

 

Target group

Researchers who are, or will soon be, responsible for management of research projects. Ideal for early stage researchers and post-doctoral fellows, regardless of research field.

Learning objectives

  • Gain knowledge on the basics of project management. Concepts, roles, dimensions and life cycle and what they entail within a research environment;
  • Articulate on the various stages of the project life cycle, on processes and methodologies available for successful project management and how to implement them in your own projects;
  • Understand how to set the scene for a solid research project, through the definition of the “why”, the “what” and the collection of good requirements;
  • Apply the concepts and methodologies to conduct a work break down structure and establish a baseline project plan, including major success factors such as deliverables, milestones, quality assurance, resource allocation, estimations and risk analysis;
  • Develop skills in time management, planning, scheduling, execution, monitoring and completion tasks for successful delivery of a research project;
  • Create a project description and project plan. Develop your own idea(s) and incorporate your acquired knowledge and skills.

 

Requirements

  • Intermediate to advanced level of English.
  • A project idea, plans to apply or an already running research project. The participants are not expected to and should not share confidential information during the course work.

 

Methodology

The programme is structured around the best practices of Teaching and Learning methodology, taking the participant gradually into higher levels of complexity and specificity, always in accordance with the learning objectives.
Action-based learning will be at the core of all modules, with both theory and tools tested with/on the participant’s own project idea(s) or running projects. All participants must be committed to group work for joint reflection, feedback and support.
Supplementary material and further reading will be provided.

Plan

The course consists of 3 interdependent modules, with a workload of 32 hours spread over 4 days. Home assignments are compulsory for successful completion of the course. .

Program

  • Module 1 - Day 1 - 9h to 17h
    • Pre-planning and project management tools
      • Introduction to basic concepts in project management for R&D projects
      • The project work form
      • Transforming the ‘why’ and the ‘what’ into project objectives
      • R&D stakeholders and project team
      • Deliverables and milestones in a complex and dynamic environment
      • The project dimensions: scope, quality, time, cost, risk
      • The project life cycle
      • Software and online tools for research teams
      • Group work and home assignment
  • Module 2 - Day 2 - 9h to 17h
    • From planning to completion
      • Organising the project: from ideas to task lists to a scheduled plan
      • Milestone planning in a dynamic project
      • Implementation of deliverables
      • Action, time and cost estimations 
      • Risk analysis
      • Conflict management
      • Your daily tasks to ensure successful delivery
      • Updating plan and budget
      • Follow up on home assignment
  • Module 3 - Day 3 & Day 4 - 9h to 17h, both days
    • Leading a research project
      • Structuring and presenting the project
      • The tools for valuable feedback
      • Project management in practice
  •  

Price: 395€ (VAT included)

Training site: hOur Space, Rua Padre Luís Aparício, 9, 4D 1150 -248 Lisboa

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R Avançado

Enquadramento e Objetivos

O curso destina-se a todos os interessados na programação em R, em particular os que pretendem desenvolver competências em tópicos mais avançados, sendo bastante útil para quem nunca teve uma aprendizagem formal em programação.

Programa

  • 1. Os vários interfaces gráficos para R
  • 2. Programação orientada a objetos
    3. Desenvolvimento de funções
    4. Cálculo vetorial
    5. Classes e métodos
    6. Criação de packages
    7. Divulgação de packages
    8. Problemas práticos
  • Metodologias:
    O curso desenvolver-se-á com a apresentação das temáticas que se pretendem ver desenvolvidas pelos formandos, caracterizando-se por uma grande componente de trabalho autónomo. Cada formando deverá trazer o seu computador para realizar as atividades lecionadas. 
  •  

Destinatários
O curso destina-se a quadros de empresas, investigadores ou estudantes que tenham na análise de dados uma parte importante da sua atividade, e que pretendam obter resultados práticos com o R. Consideram-se como pré-requisitos conhecimentos básicos de utilização de R.

Horário: 9.30h-13h | 14h-18.30h
Local: ICAT - FCUL | Tec Labs | Campo Grande, Lisboa

Nº mínimo de participantes ‐ 5

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Sistema de Gestão Ambiental NP EN ISO 14001

Enquadramento e Objetivos

Existe uma preocupação crescente, das organizações, em atingir e demonstrar um desempenho ambiental sólido. O controlo sobre os seus aspetos ambientais significativos e a prevenção da poluição são preocupações para qualquer organização, sendo o desempenho ambiental indissociável da gestão organizacional.

O curso visa dotar os participantes dos conhecimentos e ferramentas necessárias para interpretar a Norma ISO 14001:2004 e Emenda 1:2006, implementar e gerir um Sistema de Gestão Ambiental, de acordo com a Norma ISO 14001:2004.

Programa
• Objetivo e campo de aplicação
• Enquadramento com outros referenciais normativos
• Termos e definições da NP EN ISO 14001:2004, Emenda 1:2006
• Apresentação, interpretação e aplicação dos requisitos normativos

Destinatários
O curso atende a uma demanda crescente por profissionais qualificados nesta área de formação, destinando-se a representantes de gestão, consultores, auditores, estudantes que pretendam ver alargados os seus conhecimentos.

Horário: 9:30h - 17:30h
Local: ICAT (tec Labs) FCUL, Campo Grande, Lisboa

Inscrições ou mais informações contacte:
wevalue@wevalue.pt

Ficha inscrição

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Sistema de Gestão da Qualidade NP EN ISO 9001

Enquadramento e Objetivos

A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade deve ser uma decisão estratégica das organizações, originando a sua conceção e implementação valor acrescentado.

A qualidade é a chave do sucesso das organizações, como fator determinante na competitividade, diferenciação e indispensável para acompanhar o crescente nível de exigência dos clientes na sociedade competitiva em que vivemos.

O curso visa dotar os participantes dos conhecimentos e ferramentas necessárias para interpretar a Norma NP EN ISO 9001:2008, assim como implementar e gerir um Sistema de Gestão da Qualidade em organizações.

Programa
• Objetivo e campo de aplicação
• Enquadramento com outros referenciais normativos
• Termos e definições da NP EN ISO 9001:2008
• Apresentação, interpretação e aplicação dos requisitos normativos

Destinatários
O curso atende a uma demanda crescente por profissionais qualificados nesta área de formação, destinando-se a representantes de gestão, consultores, auditores, estudantes que pretendam ver alargados os seus conhecimentos.

Horário: 9:30h - 17:30h
Local: ICAT (tec Labs) FCUL, Campo Grande, Lisboa

Inscrições ou mais informações contacte:
wevalue@wevalue.pt

Ficha inscrição

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Visita de estudo à zona entre-marés

Enquadramento e objectivos

Pretende-se com este curso facultar uma ferramenta prática de ensino a professores e monitores da didática das ciências, tendo em vista a valorização das competências de aprendizagem através da visita de estudo a um ecossistema facilmente observável.
Os principais objetivos são obter conhecimento sólido da ecologia intertidal, estruturar uma visita de estudo autónoma à zona intertidal e delinear atividades pedagógicas associadas.

Programa
O curso abordará os seguintes tópicos:

• Visita de estudo enquanto método de ensino
• Contextualização do método experimental na educação das ciências
• Porquê recorrer à zona intertidal para uma visita de estudo?
• Caraterização científica da ecologia da zona intertidal: marés, fatores bióticos e abióticos chave, biodiversidade, ecossistema litoral e adaptação dos seres vivos ao ambiente
• Caraterização da fauna e flora intertidal
• Identificação de espécies
• Esquematização da atividade pedagógica (estrutura, conteúdos e exemplos)
• Estruturação dos guias do professor e do aluno
• Atividades de discussão
• Atividades práticas a desenvolver na visita
• Critérios de escolha do local de estudo
• Segurança
• Equipamento necessário

Destinatários
Professores e monitores que pretendam recorrer à zona intertidal para instrumento de ensino prático dos conteúdos programáticos científicos dos ensinos básico e secundário.

Horário: 10.00h-18.00h
Local: ICAT-FCUL, Campo Grande, Lisboa

Número mínimo de participantes - 8

Inscrições ou mais informações contacte:
wevalue@wevalue.pt

Ficha inscrição

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E-mail
wevalue@wevalue.pt
Telefones
+ 351 919 208 350
Morada
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